domingo, 8 de maio de 2011

Praticar exercício físico sem comer, emagrece?

 

Muitas pessoas tem o hábito de não comerem corretamente para praticar exercícios físicos mas o mais comum é de não se alimentar mesmo. Muitos pensam que deixar de comer é melhor para emagrecer.
Durante a prática de atividade física nosso corpo precisa de energia constante para que o metabolismo funcione adequadamente. Quando não há ingestão de alimentos o nosso corpo resgata esta energia através da massa muscular (proteínas) que é mais fácil para o corpo obter energia e assim há perda de massa muscular e flacidez. Além deste fator há uma queda na glicemia (açúcar no sangue) podendo haver desmaios, tonturas e fraqueza.
Não se deve de forma alguma praticar exercícios sem se alimentar porque o desempenho na atividade vai ser muito ruím. Não é somente a falta de alimentação que pode causar isto, mas também a alimentação inadequada. Se comemos alguma coisa que não faz uma rápida digestão temos queda no desempenho e os sinais e sintomas são bocejo durante a atividade, preguiça intensa e até mesmo vômitos e diarréias.
O tipo de alimentação depende muito do objetivo da pessoa se é emagrecimento ou ganho de massa muscular ou melhoramento no desempenho e outras. Não se pode oferecer regras gerais de alimentação sem que haja uma correta avaliação. Já se sabe que o exercício físico sem uma alimentação correta não atinge os objetivos e até mesmo há demora para o alcance.
Dicas que podem ser oferecidas para que as pessoas façam melhor o exercício físico são:
1 – Nunca ir sem comer alguma coisa, mas ingerir 40 minutos antes;
2 -Não comer alimentos de difícil digestão como ovos, leite, iogurtes, manteiga, alimentos gordurosos, ricos em fibras como aveia, linhaça. Claro que como sempre falado aqui, cada um responde de uma forma!
3 – Não tomar suplementos sem indicação. Há muitos produtos oferecidos até mesmo na academia mas eles podem trazer sérios riscos e até mesmo prejudicar o objetivo;
4 – Procurar orientação para que um plano seja traçado de acordo com o objetivo desejado!
Fonte: Texto exclusivo do site Ana Paula Fidélis – Nutricionista em BH
Formada em Nutrição pela Newton Paiva em 2007, Nutricionista Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro de Pesquisas Valéria Paschoal em 2009. Nutricionista da Clínica Médica Carijós, Academia Wall Street, Fisio Sport Solution, Clínica Nutrício, atendimento em consultório particular e em domicílio. Colunista de sites e revistas de saúde. Ministra diversos cursos na área de Nutrição. Prestadora de serviços como Personal Diet e realiza consultorias. Escritora. Experiência em Merenda Escolar por 2 anos. Site: http://www.anapaulafidelis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário