quinta-feira, 12 de maio de 2011

6 Dicas para escrever melhor

http://blogmail.com.br/fotos/2008/11/dicas-para-escrever-bem.jpg

As escrita, na minha opinião, é uma parte essencial da vida. Escrever é algo que eu acho que todas nós devemos fazer. Se melhorares a tua escrita, vai melhorar comunicação com as outras pessoas. E a vida tem tudo haver com comunicação.

1. Ser concisa

A melhor maneira de ser clara e concisa é adotar um estilo de escrita simples. Evita complicar as coisas e tenta usar uma linguagem simples que todos possam compreender. Frases mal feitas só vão confundir os leitores. Mantém a tua escrita simples e assim toda a gente fica feliz e esclarecida.
 
2. Planear as coisas

Faz um plano para aquilo que queres dizer. Pergunta-te a ti própria qual é o objectivo daquilo que vais escrever. Decide todos os seus pontos principais da conversa e os “sub-pontos” da mesma. Ter um esquema vai-te ajudar a não fugir ao tema, bem como tornar mais fácil o processo de escrita.

3. Lê o trabalho das outras pessoas

Lê o máximo que puderes. Ler obras de escritores conhecidos é óptimo para melhorar a tua forma de escrever. Podes aprender uma variedade de estilos de escrita e técnicas, bem como promover o teu próprio vocabulário. Se quiseres ser uma boa escritora, tens de começar por aprender com os/as melhores.

4. Rever o texto

Tens de ler e rever constantemente o que escreves. Revê a escrita e altera-a com cuidado. Tenta ler em voz alta o teu trabalho para te certificares que o que escreves é explicito. Ser capaz de identificar as lacunas na tua própria escrita é uma parte importante para a melhorares.

5. Aceitar Feedback / Críticas

Pede a um amigo ou colega de confiança para fazer uma avaliação séria e honesta da tua escrita. Na maioria dos casos, as outras pessoas vão ser capazes de apontar as falhas coisas que nos esquecemos. Lembra-te de aceitar críticas construtivas. Responder aos comentários só vai melhorar as tuas habilidades e técnicas como escritora.
6. Escreve com mais frequência

Tenta escrever todos os dias, mesmo se não te sentires inspirada. Não tens de escrever muito, ou sobre nada especial. Certifica-te apenas que estás a praticas boas técnicas de escrita. Assim que adquirires o hábito de escrever bem, vai ser difícil perde-lo. Praticar é a única maneira de melhorar.

Dicas: PTMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário