segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tranque seu computador com o pen drive

Se você está procurando mais privacidade ao utilizar seu computador seja em casa ou na empresa e acha que só a senha de login não é suficiente, você pode usar um pendrive para bloquear e desbloquear seu computador. O Pendrive irá funcionar como uma chave de acesso para seu PC e este só irá funcionar quando o dispositivo estiver plugado na máquina.
Para isso você irá precisar de um software chamado Predator o link para baixar está no final do post.  Baixe e instale o aplicativo, em seguida, conecte o pen drive. O software não irá apagar os arquivos  que você possui no pendrive, ele irá utilizar apenas um pequeno espaço para armazenar uma chave de segurança, usada para realizar o bloqueio e o desbloqueio do computador .
Para realizar a configuração após abrir o programa, abra a janela de configuração do Predator, escolha  uma senha no campo New Password. Na opção  Create Key on Drive, selecione a unidade do pen drive e clique no botão Create Key. Por fim, dê OK para salvar a configuração. Concluída a operação, um ícone verde aparece na bandeja do sistema. Essa cor indica que o modo de monitoração está ligado.
Para bloquear o computador basta remover o pendrive alguns segundos depois de retirar o pen drive, a tela ficará preta (este tempo pode ser definido nas configurações).  O aplicativo também  irá bloquear o gerenciador de tarefas do Windows quando o pendrive estiver desconectado impedindo que o processo que gerencia o Predator seja finalizado.  Para desbloquear o PC basta plugar o pendrive novamente e o micro volta  à operação normal.
O problema dessa solução é que se o pen drive for perdido ou danificado, não será possível o acesso ao computador. Isto pode ser contornado utlizando um segundo pendrive como se fosse uma chave reserva. Para isso basta você fazer um clone do pendrive com a chave para um segundo dispositivo. Já mostrei como fazer um clone de HD aqui no blog, o mesmo princípio pode ser usado para clonar um pendrive.
Obs: Esta funcionalidade não é algo novo, há bastante tempo atrás já existiam os chamados HARD-KEYS que utilizavam portas seriais ou paralelas, este utiliza USB.


Baixe aqui o Predator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário