segunda-feira, 28 de março de 2011

Retire a voz do cantor em uma música com o Audacity

Há muitos motivos para retirar a voz do cantor das músicas, deixando apenas a harmonia: bandas de rock que pretendem ensaiar canções de outro grupo, criar um cd de playback para apresentações ou brincar de karaokê, enfim, não importa o motivo, saiba que esse processo é possível.

Você não precisa de um software mais pesado e nem ser especialista em edição de áudio, remover a voz do cantor em músicas é simples com o Audacity 1.3.


- Faça o download do Audacity nesse link (O programa conta com versões para muitos sistemas operacionais), agora baixe a biblioteca Lame;

- Inicie a instalação dos arquivos. Siga as instruções do Audacity até completar o processo. Faça o mesmo com a Lame, mas atenção, você deve guardar a localização da DLL, que é por sugestão, C:\Program Files\Lame For Audacity (lógico que vai depender do seu computador) ;


- Abra o Audacity. Pressione as teclas Ctrl e P juntas, localize o menu "Bibliotecas" (ou correspondente), clique em "Localizar", em "Biblioteca MP3". Encontre biblioteca LAME, que você instalou no passo anterior, e pressione “Ok”;

Instalação da bliblioteca Lame.

- Agora carregue a música que você deseja editar, perceba que uma representação gráfica é apresentada. Importante citar que quanto menor a quantidade de instrumentos e outros elementos musicais, melhor. Dê preferência a faixas extraídas de algum CD, já que esse processo exige qualidade estéreo.

Faixa de aúdio esteréo carregada no Audacity

- Com o arquivo carregado, clique em “Efeitos”, agora selecione a opção Vocal Remover. Uma janela é exibida e pede para que se digite dois valores entre o e 2000. Nos testes que realizei, obtive melhores resultados mantendo valores entre 800 a 1000 na primeira linha e 2000 na segunda.


- Execute a música e confira o resultado. Salve clicando em “Arquivo” , em seguida, "Exportar como Mp3".

É importante destacar que retirar o vocal da música é um processo que dependerá muito do arquivo que for trabalhado. Muitos fatores como a qualidade do arquivo, o número de vozes e etc são de grande ajuda. Obtive bons resultados com as músicas I Got Feeling do Black Eyed Peas e Hold My Hand do  Akon e Michael Jackson. Só o back vocal dessas canções permaneceu com a melodia.

Em boa parte das músicas, o vocal só fica mais baixo. Sendo que pode ser utilizado perfeitamente, se o intuito é editar uma música para jogos como o Frets On Fire ou fazer um playback.

Nenhum comentário:

Postar um comentário