quinta-feira, 31 de março de 2011

Melhores maneiras de proteger seu computador

O assunto “Segurança na Informática” me chama muito a atenção e é um assunto bom para ser discutido, em uma das minhas ultimas postagens comentei sobre a técnica de utilizar dois antivírus em um computador, uma das nossas leitoras fez um comentário muito interessante dizendo que antivírus diferentes tem qualidades diferentes, e realmente é um fato, mas sempre lembrando que utilizar dois antivírus não aumenta a segurança de um computador, na opinião de especialistas. Refletindo sobre o assunto “antivírus e proteção” trazido pela nossa leitora, eu decidi formular esta postagem.

Como proteger um computador de pragas cibernéticas?

É extremamente obvio que não existe uma maneira 100% eficaz de manter um computador seguro, até existe, mas não é muito cômoda... Simplesmente, não ligue seu computador na internet e não use mídias removíveis, resolvido? Claro que não, se hoje temos computadores é para acessar a grande rede da internet, o que podemos fazer é tornar nosso computador um pouco mais seguro.

A primeira e principal dica é a utilização de um software antivírus. Quando se fala nisso sempre surge a duvida “grátis ou pago?”, técnicos de rede afirmam categoricamente, a diferença dos antivírus pagos para os “grátis” é a quantidade de atualizações que o software passa durante um período e a qualidade das mesmas, um antivírus pago atualiza quatro, cinco vezes ao dia, em quanto o grátis, uma vez por dia. O fator atualização é primordial para um antivírus, sabendo que o antivírus só pode detectar aquilo que ele conhece, e que novas pragas surgem o tempo todo.
Hoje no mercado um antivírus pago esta na faixa de 70 a 150 reais em licenças anuais, se você não tem esta quantia para investir deve optar pela utilização de softwares grátis, que claro, não tem tamanha qualidade e recursos, mas que proporcionam uma segurança mínima para o sistema.

Outra dica que devemos seguir para manter nossas maquinas seguras é a utilização de um anti-spyware, esse responsável por examinar a maquina procurando processos suspeitos e consequentemente práticas “espiãs” no computador.

A utilização de um firewall é sem duvida indispensável, ele é responsável por bloquear portas que podem respectivamente serem usadas para invasões. A maioria dos sistemas operacionais disponibiliza firewalls próprios dos mesmos, mas a utilização de um firewall a parte é recomendada.

A cautela do usuário também é um fator importante, não saia abrindo todos os emails que você vê, não saia clicando em todas as promoções que parecem ser lucrativas, desconfie de spams e de tudo aquilo que saia do normal, lembre-se “sempre atrás de vírus ou de um malwares existem pessoas que os comandam, seja mais indigente que elas”. A maioria dos Crackers utilizam mais de técnicas de engenharia social do que de informática, utilizando o raciocínio, “já que não consigo entrar, darei um jeito de que me coloquem para dentro”, tentam fazer com que o usuário seja atraído por uma oferta fácil ou enganado com emails forjados, colocando assim, com um clic, seus vírus e malwares para dentro da maquina.
Fique experto.

Abaixo estarei informando uma pequena lista com os melhores e mais conhecidos software dos gêneros: antivírus, anti-spyware e firewall.
* É importante lembrar que todos os programas têm suas características e pontos positivos, não sendo possível considerar qual o melhor entre eles.

Dicas de Antivirus Gratis:
Avast, Avira e AVG

Antivirus Pagos:
Kaspersky, Norton e Mcafee

Anti-spyware:
Spyware Terminator e Spybot - Search & Destroy

Firewall:
Comodo e Ashampoo FireWall

Nenhum comentário:

Postar um comentário