Todo produto ou material tem uma vida útil, ou seja, o limite de uso. Entretanto, a forma como os utilizamos ou cuidamos, tanto pode abreviar como prolongar este tempo. Não é só uma questão de economia, mas, tambem de usar bem um recurso em uma atitude ecológica e ambientalmente correta e sustentável.
Com a roupa de cama não é diferente. Após a compra do lençol, ele deve ser lavado antes do uso para que fique mais macio e se ajuste melhor na cama, já que, após fazer a primeira lavagem ocorre um encolhimento natural do tecido, que pode variar em até 10% do tamanho inicial.
É bom lembrar que a roupa de cama deve ser de fibra natural, pois, as de poliéster, além de serem desconfortáveis no contato com o corpo, não absorve o suor e dificulta o sono no verão, sobretudo.
Na lavagem dos lençóis deve-se separar as peças brancas das coloridas, bem como as de algodão das demais. Tecidos com poliéster soltam bolinhas que aderem às fibras naturais, podendo comprometer a maciez do tecido. Lave, preferencialmente, com água morna e faça o enxágue final com água fria.
Dicas adicionais:
- Nunca lote a máquina de lavar, pois aumenta o atrito das peças e favorece o desgaste, desbotamento e a quebra das fibras longas como as de algodão, comprometendo a sua durabilidade;
- Ao secar o lençol, faça-o à sombra para não desbotar;
- Quando for passar, sempre ajuste a temperatura do ferro de acordo com as indicações na etiqueta da peça.Dicas de: http://comofazer-vocemesmo.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário